terça-feira, 27 de março de 2012

Programa Educar para Reciclar reúne diretores e professores na Secretaria de Educação e Cultura

Diretores de escolas municipais de Itapevi.
Na última quinta-feira, 21 de Março, foi realizada a abertura do curso do Programa Educar para Reciclar, uma iniciativa do Instituto Eurofarma em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, e desenvolvido pelo Instituto 5 Elementos.

O curso tem início em 11 de abril e será realizado para 36 professores de de escolas municipais e terá como temas principais o consumo sustentável e a gestão dos resíduos sólidos. Estes temas são muito pertinentes diante do contexto de aprovação, em 2010, e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos que tem ocasionado mudanças importantes neste setor. Até 2014, por exemplo, os municípios brasileiros devem extinguir os lixões e, até agosto de 2012, todos devem ter um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidosO termo “lixo” não deverá ser mais utilizado, e sim resíduo - tudo aquilo que é jogado fora e pode, de alguma forma, ser reaproveitado - e rejeitos - descartes que não podem ser aproveitáveis.

No evento de abertura, o assessor da Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, Evaldo da Cunha, enalteceu a importância dos diretores das escolas conhecerem o curso para, assim, promover espaço no ambiente escolar para disseminar e implantar o conhecimento adquirido pelo professor.

Evaldo da Cunha, Rizpah Besen e Neide Rocha na abertura do
Programa Educar para Reciclar
Neide Rocha, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto do Eurofarma, discorreu sobre a trajetória da Eurofarma em Itapevi, que teve início em 2007 através do programa social Matéria Prima. Neide se referiu ao Educar para Reciclar como um avanço para a educação ambiental e futura política municipal de resíduos sólidos. Ressaltou como foi importante para o curso ter a participação dos professores envolvidos, contar com a parceira da Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi e com a realização do Instituto 5 Elementos, pioneiro em educação ambiental.

Rizpah Besen, coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos, enfatizou a importância do curso e da presença dos Diretores que têm o papel  de viabilizar que os projetos beneficiem toda a escola e não apenas os professores que participam do curso. Abordou os principais avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos e também a natureza das atividades de educação ambiental promovidas pelo 5 Elementos que  focam  na  sensibilização dos professores para a mudança pessoal.
Leila Vendrametto conduz dinâmica
sobre sustentabilidade.

Em seguida, as professoras do curso, Leila Maria Vendrametto e Gabriela Ribeiro Arakaki, do Instituto 5 Elementos realizaram uma dinâmica que mostrou a importância da percepção do cidadão na potencialização das práticas sustentáveis. Apresentaram os resultados do curso de Educação Ambiental nas escolas em 2011, que envolveu 13 ações em 7 escolas.

O Projeto Dedo Verde no CEMEB Governador André Franco   Montoro foi um dos desdobramentos do curso em 2011. No evento, o diretor da escola Osni Novaes Cardoso representou a escola que recebeu um certificado pelo apoio e protagonismo no desenvolvimento do Projeto Dedo Verde.
Entrega de certificado à Osni
pelo Projeto Dedo Verde.


Também foram entregues canecas feitas de plástico e fibra de coco, uma demanda das professoras que participaram do curso que simboliza a necessária mudança de atitude no nosso cotidiano, incentivando o abandono dos copos descartáveis nas escolas.

A abertura do curso com a presença de diretores, coordenadores e professores mostrou o compromisso da Secretaria de Educação e das escolas participantes com a educação para a sustentabilidade e ampliou espaços para projetos socioambientais inovadores. O Programa Educar para Reciclar é referência não só para a região metropolitana, mas também, para outros municípios do Brasil.

Diretores e professores
integrantes do Programa Educar para  Reciclar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário