quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PEQUENAS MUDANÇAS PODEM MUDAR O PLANETA

Me chamo Neide, sou Professora Coordenadora na Rede Municipal da cidade de Itapevi e participo do Projeto Educar para Reciclar, parceria da Eurofarma com a Secretaria de Educação. Infelizmente nós não nos sentimos responsáveis pelo que consumimos, desperdiçamos e produzimos de lixo. No entanto, somos partes integrantes do que chamamos natureza, e somos sim responsáveis por tudo que afeta o meio ambiente. Tenho revisado meus hábitos de consumo, prestado atenção nas embalagens dos produtos, preferindo sempre os que tenham refil, reutilizado algumas delas e participado do Programa de Separação dos Resíduos Sólidos secos dos úmidos implantado na escola onde trabalho CEMEB Carlos Drummond de Andrade. Sabemos que a coleta seletiva ainda não é uma realidade no Brasil, mas fazer a nossa parte é mais fácil do que pensamos.

Separar o lixo seco (reciclável) do lixo úmido não requer conhecimentos profundos, basta não misturar aquilo que pode ser reciclado do que é realmente lixo (rejeito), facilitando o processo de triagem para reciclagem e também o trabalho das famílias e cooperativas que dependem economicamente desta atividade. A ideia é muito simples: ter dois “lixeiros” na sua casa, um aonde vai tudo aquilo que é considerado úmido ou orgânico e outro aonde vai tudo que é lixo seco ou inorgânico. Em dois recipientes diferentes separo de um lado restos de comida, resíduos de banheiro, fraldas descartáveis e do outro, embalagens em geral, vidros, papel, PET, latas e etc. Sigo esta rotina diariamente. O único cuidado especial que tenho é o de limpar o seco, tirando o excesso de sujeira para não comprometer a reciclagem dos mesmos, para evitar mau-cheiro e não atrair insetos e roedores. Para isso utilizo água de reuso, como o que é liberado pela máquina de lavar durante uma lavagem ou durante a lavagem da louça.

Depois que separo na minha residência, deposito os resíduos secos em uma lixeira grande instalada na escola onde trabalho, vinculada a uma cooperativa que recolhe todos os resíduos secos uma vez por semana. O volume do lixo úmido da minha residência que antes era descartado três vezes por semana, diminuiu consideravelmente, tenho o descartado somente a cada dez dias. Ao separar os resíduos, estou promovendo os primeiros passos para sua destinação adequada. Permitimos assim, várias frentes de oportunidades como: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; a melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis. O trabalho desenvolvido pelos catadores poupa recursos naturais, reduz gastos do Governo com o sistema de limpeza, aumenta a vida útil dos aterros e incrementa a cadeia produtiva das indústrias recicladoras com geração de trabalho. Estes são passos simples que fazem uma grande diferença.

Um comentário:

  1. Parabéns Professora Neide,
    São pessoas como você que o mundo precisa.
    Eu também faço a separação dos residuos em minha residência, já é uma prática que eu utilizo a um bom tempo. Acredito que tudo é possível basta você querer e acreditar.

    ResponderExcluir