quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lixo ou Resíduos sólidos?

Hoje pela manhã tivemos uma aula muito reflexiva sobre a situação de nossos resíduos sólidos. Sim, agora não nos referimos mais aos materiais que "achavamos que não tinham serventia" como "lixo".
Pelo contrário, estes itens são fonte de renda para muitas famílias e são tão pouco valorizados.
Temos apenas um Planeta para habitarmos, mas o que faremos com ele se o temos tornado como um imenso depósito de resíduos que poderiam ser reaproveitados?
Diariamente temos descartado quase 13 toneladas de resíduos que poderiam estar gerando uma fonte muito mais rica de recursos. Imaginem descartar todos os dia o equivalente a dez "Pão de Açúcar" (ponto turístico do Rio de Janeiro).
Devemos incentivar as cooperativas de catadores de material reciclável e lhes dar suportes para reaproveitarem estes materiais que com tanto sacrifício foram criados.
Temos que despertar para esta situação, pois se continuarmos assim teremos que ceder lugar para estes resíduos e procurarmos outro Planeta para vivermos.
A Natureza e a Sociedade agradecem por esta mobilização que nos custa somente o esforço do incentivo ao reaproveitamento destes materiais.
Política Nacional de Resíduos Sólidos:
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=5Wlu0YvQNfQ
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=OhFKu5h1-50
Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=xckpp-IZEVo

Nenhum comentário:

Postar um comentário