sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Horta feita na Palha Seca


Início do plantio das verduras




O dia da colheita foi fantástico!


Eles almoçaram uma deliciosa salada feita com as verduras que plantaram, cuidaram e colheram.



PROJETO PILOTO “HORTA NA PALHA”

Esta metodologia foi desenvolvida a partir de uma aula prática vivenciada pela Professora Neide Amaral Moraes, do CEMEB Carlos Drummond de Andrade numa das aulas do Projeto Educar para Reciclar – parceria da Secretaria da Educação de Itapevi com a empresa Eurofarma.

O ambientalista Peter Webb, ensinou na aula prática citada, como preparar canteiros utilizando a palha como principal recurso, diminuindo assim o acúmulo delas em terrenos, beiras de estradas e também do lixo que é levado para o aterro.

É possível fazer a horta em pequenos espaços, utilizando-se de caixa, pneu, bacia ou diretamente no chão (até no concreto). O preparo do canteiro é fácil, quase sem custo e extremamente gratificante.

A experiência vivenciada pela professora deu-se o início da implantação do projeto da horta na escola em que trabalha, inicialmente com sua turma de maternal, obtendo a participação direta de cada aluno desde os primeiros preparativos, tornando a horta parte do seu cotidiano na escola, em casa e na comunidade.

Durante o desenvolvimento do projeto, diversas atividades foram aplicadas e sistematizadas pela professora, utilizando-se a horta como instrumento pedagógico curricular.

Certamente o tema que mais se evidencia é a alimentação, principalmente na época da colheita, beneficiando os alunos, suas famílias e toda a comunidade na qual estão inseridos. Mas outro tema bastante abordado é sobre a reciclagem, considerando que o cultivo das hortaliças é feito quase que 100% na palha, considerada “lixo” e sem serventia.

A professora Neide teve o apoio da gestão e multiplicou a ideia ao corpo docente durante HTPCs. O projeto foi apresentado através de exposição de fotos, de visitas à horta por todos da escola (funcionários, professores, alunos e pais) proporcionando à maioria vivenciar a experiência e adquirir confiança na aplicação do método.



PROJETO DIDÁTICO - PILOTO

HORTA NA PALHA

PROPOSTA DA EUROFARMA : PROJETO “EDUCAR PARA RECICLAR”
PROFESSORA NEIDE DO AMARAL MORAES
CEMEB “CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE”


Objetivos:
- Criar uma horta e cuidar dela.
- Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
- Valorizar o meio ambiente.
- Incentivar a boa alimentação.
- Multiplicar a proposta do Projeto (Corpo docente e Comunidade)

Ano
Maternal – Educação Infantil – Crianças de 3 anos de idade


Tempo estimado
Aproximadamente 60 dias, dependendo da verdura que será plantada.


Material necessário
Palha seca, adubo orgânico, mudas e regador.


Desenvolvimento
Antes de começar, tivemos o momento da Roda da Conversa para falarmos sobre alimentação, sobre o que iríamos fazer, o que usaríamos e quais os objetivos.



O canteiro
Num canto ensolarado, foram montados dois canteirinhos com as palhas secas e um pouco de adubo orgânico. Depois, abrimos pequenos buracos parecidos com “ninhos”.



O plantioAs crianças receberam instruções sobre as mudinhas de verduras e hortaliças que foram plantadas, os cuidados que nossa horta precisaria para dar certo e como seria a participação de cada um deles.


AcompanhamentoForam fotografadas todas as fases do projeto. As crianças visitaram a horta diariamente, regaram as verduras e observaram o crescimento das mesmas. Durante o processo, as crianças compararam fotos de cada semana e as observações foram feitas pela professora e por eles durante a Roda da conversa.


A colheita
O grande momento! As crianças colheram as verduras e levaram para a cozinha da escola, onde foi preparada uma salada no almoço. Foi feita uma exposição de fotos para que todos os alunos da escola tivessem oportunidade de observar o processo do Projeto Horta na Palha. Depois, o Maternal fez o convite para que todos saboreassem a salada das verduras colhidas por eles naquele dia.


A multiplicação do projetoUm dos pontos principais, foi a multiplicação da horta. Com a colaboração da Direção e Coordenação, o projeto foi passado a todos do Corpo Docente, em HTPC, incentivando-os a realizarem uma horta com cada turma.

2 comentários:

  1. Esse projeto está se espalhando por muitas escolas, que significa melhoras ao meio ambiente Inclusive minha escola CEMEB Gov. André Franco Montoro. Vem desenvolvendo um projeto “Dedo verde na escola" - Do Instituto 5 elementos e Eurofarma. Que está ajudando muito, ele se relaciona com os professores, e um grupo de alunos mais interessados, que desenvolvem idéias para melhorar: Minhocário, Plantio, Reciclagem, Hortas... Etc. Está fazendo muita diferença.

    Parabéns Pela Iniciativa.

    ATENCIOSAMENTE.


    Bruna Lau

    ResponderExcluir