quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Você sabia que Itapevi faz parte da sub-bacia Pinheiros-Pirapora?

A região Pinheiros-Pirapora, abrange 8 municípios: Jandi­ra, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri e São Paulo. Está localizada na porção final da Bacia do Alto Tietê, a jusante da foz do Rio Pinheiros (que deságua no Tietê) e de municípios como São Paulo, Guarulhos, e da área do Grande ABC.
O Tietê chega à região não só com a água, mas também com todos os resíduos das outras cinco sub-regiões da Bacia. Isso faz com que a região Pinheiros-Pirapora, além de ter que lidar com seus problemas hídricos, também seja contaminada por poluentes e sofra impactos originados nas outras sub-regiões.
Entre as questões que vêm de fora da área destaca-se a poluição das águas do Tietê e a deposição de sedimentos, ambos originados a montante da sub-região Pinheiros-Pirapora, mas nem por isso menos impactantes. Embora a SABESP, depois de intensa pressão social, tenha ampliado a capacidade das Estações de Tratamento de Esgotos, ainda há volumes significativos de efluentes sanitários e industriais que contaminam as águas do rio. Como a região Pinheiros-Pirapora está a jusante das áreas mais intensamente ocupadas e urbanizadas da Região Metropolitana, suas águas recebem esta poluição.
Da mesma forma, boa parte dos sedimentos produzidos na metrópole acabam assoreando o Rio Tietê na região, aumentando as possibilidades de inundações. Ainda que os municípios da região participem da geração destes problemas, grande parte deles é mesmo criada à montante.
...

Saiba mais entrando no site do Subcomitê Pinheiros-Pirapora - clique aqui. Além de notícias, é possível encontrar documentos técnicos, apresentações e informações sobre projetos desenvolvidos no subcomitê Pinheiros-Pirapora. O site é interativo - ver a página dos mapas, por exemplo - e pode ser uma ótima ferramenta para o trabalho em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário