quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROJETO DEDO VERDE NA ESCOLA

Foto: Duda Bairros/Eurofarma

O projeto Dedo Verde na Escola foi iniciado durante o mês de agosto de 2011 na CEMEB Governador André Franco Montoro. Por meio do Instituto 5 Elementos, Instituto Eurofarma e Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi (SEC), foram desenvolvidos encontros semanais com professores, funcionários, corpo gestor e alunos com o objetivo de melhorar a escola mediante a transformação do meio ambiente e construção de espaços educadores.

A iniciativa foi da professora Raquel, de ciências, que participa do curso de Educação Ambiental, também promovido pelo Instituto 5 Elementos, Instituto Eurofarma e SEC à educadores da rede municipal de ensino de Itapevi. Durante o curso, Raquel inscreveu a CEMEB Franco Montoro que foi selecionada pela Secretaria de Educação e Cultura entre outras escolas municipais que também haviam se inscrito para receber o projeto.

Foram realizados encontros semanais com a comunidade escolar. Para os encontros com alunos foram selecionados estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano, inclusive do EJA (Educação de Jovens e Adultos.) que mais se interessavam na proposta.


Fotos: Gabriela Ribeiro Arakaki e Leila Maria Vendrametto.


Ao longo dos encontros foram desenvolvidas as seguintes ações: diagnóstico participativo - oficina de futuro, mapa verde -; elaboração participativa do plano de ação; jogos cooperativos; minhocário; visita técnica ao Centro de Educação Ambiental de Caucaia do Alto; coleta seletiva; plantio de espécies ornamentais e medicinais.

Fotos: Gabriela Ribeiro Arakaki e Leila Maria Vendrametto.


O ano foi encerrado com a realização de mutirões em dezembro que contaram com a participação de professores, alunos, coordenadores pedagógicos, funcionários, inspetoras, diretora ... E também com as professoras que organizavam os encontros, atividades semanais, mutirão: Leila e Gabriela, do Instituto 5 Elementos. Enfim todos que compreenderam o objetivo de tornar a escola um lugar mais VERDE!


Fotos: Duda Bairros/Eurofarma, Leila Maria Vendrametto e Gabriela R. Arakaki

Esta notícia foi escrita por Bruna Lau, aluna do 6º ano da CEMEB André Franco Montoro, com colaboração de Gabriela Ribeiro Arakaki.

6 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns Bruna!!! Obrigada meninas!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Fiquei feliz com a noticia. Este Dedo Verde ainda vai apontar para muitas escolas. Isso sim, faz a diferença.
    Beijos, e felicidades
    Célia Mizinski

    ResponderExcluir
  3. FOI FANTÁSTICO! E ESTAMOS PREPARADOS PARA DAR CONTINUIDADE.
    OBRIGADA A TODOS PELO ENVOLVIMENTO!
    ABRAÇO
    RAQUEL SANTANA

    ResponderExcluir
  4. muito bom... eu ajudei a fazer varias coisas, fui nos dois dias q teve, me diverti, conheci muitas pessoas!!!
    gostei poderia ter mais mutirões!
    abraços do Jadson (9B)

    ResponderExcluir
  5. Jadson, realmente você ajudou demais! Já estamos nos organizando para marcar o próximo mutirão, aguarde...
    Abraços!
    Gabu

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Gabu, nesse que teve esses dias passado eu ajudei tambem os três dias!!todos que tiver eu ajudo!
    Abraços do Jadson

    ResponderExcluir