quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Parceria inédita no Governo do Estado pode incentivar ações no município de Itapevi

Secretarias de Meio Ambiente e Educação articulam projetos em conjunto


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Os secretários estaduais Bruno Covas, do Meio Ambiente, e Herman Voorwald, da Educação, se encontraram na quinta-feira, 9, para discutir os projetos de Educação Ambiental articulados entre as duas pastas. Os técnicos e coordenadores de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Silvana Augusto, Maria Lucia Libois e Daniel Teixeira, e da Secretaria da Educação, Leila Aparecida Viola Mallio, Elizabeth Reymi Rodrigues e Aparecida Kida Sanches também participaram da audiência.

Meio Ambiente e Educação estão trabalhando em conjunto para difundir a educação ambiental para toda a rede de ensino. A proposta é capacitar mais de 600 professores e coordenadores em 28 diretorias de educação no estado sobre o assunto. O professor capacitado deve trabalhar como um multiplicador de conscientização ambiental. A meta é atingir toda a rede, que contará com quatro milhões de alunos, até 2015. “Se quatro milhões de crianças, que são a nova geração, crescerem preocupadas com o meio ambiente, podem mudar o país, até o mundo” diz entusiasmado Herman Voorwald.

A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria do Meio Ambiente preparará o material sobre o tema e a Secretaria de Educação validará a metodologia. “É importante que o professor entenda o assunto e desperte a consciência ambiental no aluno além da sala de aula”, diz Bruno Covas.

A capacitação dos professores está prevista para agosto de 2012, e a partir de então será contínua. O curso, no entanto, é somente uma ação do plano de trabalho. A parceria também visa usar as infraestruturas já existentes para alcançar as metas. A Secretaria da Educação conta com a Escola de Tempo Integral, cujo regime conta com 313 estabelecimentos estudantis e a Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário