segunda-feira, 11 de junho de 2012

Visita Monitorada ao Espaço Educador de Sustentabilidade - CEMEB Franco Montoro


No dia 30 de maio os professores que participam do Curso de Educação Ambiental de Itapevi visitaram o CEMEB Governador André Franco Montoro para conhecer o projeto Dedo Verde. A monitoria foi conduzida pelos agentes ambientais da escola - grupo de alunos que, desde agosto de 2011, vivenciam e discutem temas visando a melhoria da qualidade ambiental da escola e do entorno. Para isso, realizam encontros semanais conduzidos pela equipe do Instituto 5 Elementos.

Ao longo do mês de maio foram realizados quatro encontros de preparação para a visita em que foram definidos o objetivo, o roteiro, as equipes de monitoria, bem como foram realizadas pesquisas e simulações da visita.
Roda de conversa entre agentes ambientais para definir roteiro
sobre jardim cata-vento e árvores do espaço educador de sustentabilidade. 
Jovens brincam de "Morcego e Mariposa",
jogo que foi ensinado aos professores durante a visita.

Na concepção dos agentes ambientais a visita monitorada tinha como objetivo “Estimular a criação de consciência por meio de visita monitorada em que jovens Agentes Ambientais ensinarão adultos a cuidar do meio ambiente para que mais projetos sejam criados nas escolas de Itapevi”.

O roteiro contemplava 5 pontos de interesse: histórico do projeto, minhocário, jardim cata-vento, árvores e jogos de integração com a natureza – e, para cada ponto de interesse, havia uma equipe de agentes ambientais responsável. Também foi criada a equipe de comunicação que realizou os registros escrito e fotográfico de todos os encontros preparatórios, assim como, a recepção dos professores e entrevistas no dia da visita (todas as fotos desta matéria foram tiradas pela equipe).

No dia da visita, o diretor da escola, Osni, iniciou com uma fala de boas vindas e de agradecimento pela presença de todos. Em seguida, houve apresentação do vídeo do Projeto Dedo Verde desenvolvido na Lapa em 2009 – que deu origem ao projeto atual – e foi apresentado o histórico do Dedo Verde do CEMEB Franco Montoro com a leitura de texto postado no blog Rede Itapevi deEducação Ambiental e foi apresentado o Mapa Verde construído de forma participativa em 2011.

Agentes ambientais apresentam informações do Mapa Verde.


Este momento foi encerrado com a apresentação do vídeo sobre os mutirões no CEMEB Franco Montoro, elaborado por Bruna Lau. Os professores seguiram, para os outros pontos de interesse - minhocário, jardim cata-vento, árvores e jogos de integração com a natureza - divididos em 3 grupos.

No jardim espiral, agentes ambientais contam sobre
o histórico de sua construção e sobre as plantas cultivadas. 
Professoras ouvem explicação sobre minhocário.


As árvores plantadas no espaço educador de sustentabilidade
são conhecidas pelos professores pelo relato dos agentes ambientais.

Foi surpreendente a desenvoltura dos jovens agentes ambientais e sua capacidade de organização na condução da monitoria. Foi interessante notar que, ao longo da manhã, todos os alunos que em algum momento já haviam participado do projeto vieram observar a monitoria dos colegas de forma bastante respeitosa. Igualmente importante foi o respeito e o interesse demonstrado pelos professores que fizeram várias perguntas e mantiveram um clima agradável para que os agentes ficassem tranquilos.

Ao final da visita, os jovens entregaram a cada professor um saquinho com sementes de girassol para plantarem nas suas escolas.

O próximo passo é ler a avaliação realizada pelos professores e fazer uma avaliação com os agentes ambientais para, com isso, aperfeiçoar a monitoria e, no que depender da vontade dos jovens, receber mais visitantes para conhecer o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário