segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Conhecendo a AVEMARE

No dia 29/08, os professores da rede municipal de Itapevi que fazem parte do Programa Educar para Reciclar por meio do Curso de Educação para a Sustentabilidade, participaram de uma visita monitorada Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança (AVEMARE).
A AVEMARE é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, com sede em Santana do Parnaíba, fruto da organização dos próprios catadores, que retiravam seu sustento do antigo lixão que existia na Vila Esperança, no mesmo município. No ano 2.000 eles se organizaram e criaram  a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Vila Esperança, que em 2006 deu origem a atual cooperativa AVEMARE. Atualmente apenas 20 permanecem desde sua criação dos mais de 100 catadores do antigo aterro.
Em visita, foi possível perceber o quanto os associados se organizaram para garantir melhores condições de trabalho. No contexto atual, a Cooperativa tem o apoio da prefeitura municipal e parcerias com condomínios, comércios, além de projetos com as várias instituições federais e particulares, como Petrobrás e o Grupo Pão de Açúcar.
Cooperados trabalham esteira para separar os resíduos

Hoje, o município conta com a Lei nº 2855 de 14 de dezembro de 2007 que contempla o Programa de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, tornando-se assim, o primeiro município da Sub-bacia Pinheiros Pirapora a se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A cooperativa dispõe de 5 caminhões de coleta, sendo 2 da própria AVEMARE, duas esteira para triagem do lixo, prensas e balanças. Também alugaram uma loja no centro do município para o bazar onde vendem eletrodomésticos concertados na própria Cooperativa, além de comercializarem de roupas feitas a partir de retalhos coletados de marcas como a CEA, ZOOMP e etc. Contam também com uma equipe de educadores ambientais que vão as escolas e fazem atividades de sensibilização sobre a importância do trabalho por eles realizados.

A produção atual chega a 20 toneladas de materiais recicláveis por dia.
Material coletado armazenado na Cooperativa
Com apoio de diversos parceiros, a Avemare criou o Programa Lixo da Gente – Reciclando Cidadania, que visa a coleta seletiva por meio de conscientização da população sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental, assim como a inclusão e o desenvolvimento social. O objetivo é promover a inserção social e o desenvolvimento local, a partir da criação, manutenção e desenvolvimento da Cooperativa. Outro grande objetivo é realizar 100% de coleta seletiva em Santana de Parnaíba que hoje contempla o atendimento de 50% de coleta seletiva na cidade.
Para saber mais informações acessem:
Professores de 35 escolas da Rede de Ensino de Itapevi


Nenhum comentário:

Postar um comentário