segunda-feira, 16 de abril de 2012

Primeira aula do Curso de Educação Ambiental para professores da rede municipal de Itapevi

Secretaria de Educação e Cultura - Itapevi - 11 de abril de 2012
A primeira aula do ano do curso de Educação Ambiental para professores da rede municipal de ensino de Itapevi contou com a participação do Secretário de Educação, Edgard Fiusa. Neste ano foram abertas mais 12 vagas, totalizando assim, 37 escolas, o que corresponde a mais de 50% das escolas do município.
Sr Evaldo Cunha assessor do secretário, Neide Rocha do Instituto Eurofarma,
Secretário de Educação Edgard Fiusa e Leila Vendrametto do Instituto 5 Elementos

A aula foi iniciada com uma dinâmica de apresentação, com o principal objetivo de averiguar se estes professores desenvolvem algum projeto de educação ambiental na escola.
Na sequência, foi exposto um relato breve do histórico do projeto e os resultados de 2011, pelas facilitadoras, Gabriela e Leila do Instituto 5 Elementos.

Houve esclarecimento de dúvidas e foram propostos acordos de convivência, como pontualidade, respeito às opiniões diversas e uso de celular.

Neste primeiro dia foram distribuídas as canecas do projeto, uma grande conquista por parte de todos os parceiro e dos professores da rede, para carregar consigo a caneca, evitando assim o uso de copos descartáveis.

Também foi entregue a Coleção Consumo Sustentável e Ação que será a base do curso, cujo foco será a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao final da aula houve uma conversa a respeito da metodologia de trabalho: cada aula se deterá a um capítulo da coleção e será apresentada uma dinâmica ou atividade pedagógica para ser “replicada e adaptada” para a escola.
O Blog Rede Itapevi de Educação Ambiental e a rede de e-mail de educadores do curso foi mostrado aos professores, como ferramenta de comunicação e divulgação dos projetos das escolas.
A próxima aula será sobre "A pegada Ecológica" dia 09 de maio, na Secretaria. Para conhecer melhor sobre o assunto, acesse: http://www.pegadaecologica.org.br/

6 comentários:

  1. É o 5 Elementos que tem a educação ambiental no seu DNA e grande parte da sua expertise está no talento, habilidade e eficácia de suas facilitadoras.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leila, Gabu e turma do "curso"
    Recebi hoje o convite e a partir todas as possibilidades de acessos o farei.
    Sucesso a todos nós...

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vindo, Eugênio!
    Agradecemos as palavras do sr. José Prado!

    ResponderExcluir
  4. a primeira aula foi maravilhosa, enfim motivadora para continuarmos nosso trabalho!!

    ResponderExcluir