terça-feira, 19 de junho de 2012

Consumismo Infantil

Na última aula do curso de Educação Ambiental, pudemos discutir sobre a problemática do consumismo infantil e sua relação com a mídia.
Assistimos ao documentário "Criança, a alma do Negócio" do Instituto Alana que desde 2005 desenvolve o Projeto Criança e Consumo com atividades que despertam a consciência crítica a respeito das práticas do consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. O documentário provoca muitas reflexões...


Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Maria Farinha Produções



Um comentário:

  1. Olá pessoas,

    Boas....

    Tive a oportunidade de passar o vídeo numa reunião com familiares em 2011. Provocou algumas mudanças... Que bom.

    Até...

    EugÊnio Augusto
    CeMEB Dimarães

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